JUNTONotícia | 17/08/2020

Seja por inexperiência de quem fez ou pela falta de um olhar um pouco mais crítico e menos inocente, alguns logotipos acabaram se tornando exemplos do que não devemos fazer.

Mas, como é de se esperar, o design serve ao nobre propósito de resolver problemas e dar uma nova vida a conceitos equivocados e/ou ultrapassados.

Sendo assim, o designer Emanuele Abrate criou o projeto “The worst logos ever, Redesigned“, onde selecionou conhecidos exemplos de logotipos com design questionável e mensagens ambíguas para fazer seus redesigns.

Confira:

Instituto de Estudos Orientais

Esse é um dos mais famosos exemplos de logotipos com mensagem ambígua. Infelizmente as formas simples e o espaço negativo do logotipo original criaram uma imagem com uma conotação que não tem relação alguma com a instituição.

No redesign, foi mantido o conceito dos elementos principais do logotipo (o sol e o templo), porém com formas mais modernas, e sem o ultrapassado contorno.

A tipografia também foi alinhada com o símbolo para assumir maior importância e foi convertida em sans-serif.

Kudawara Pharmacy

O logotipo original enfrenta diversos problemas, desde o mau uso da tipografia, elementos desproporcionais e, obviamente, o uso de formas que criam uma mensagem ambígua.

No redesign, esses elementos foram descartados, mantendo apenas o uso da letra K como referência e uma paleta de cores semelhante à original.

A designer utilizou formas simples para construir a letra K e dar uma sensação de confiança ligada à natureza.

No espaço negativo, é possível visualizar uma cruz (um elemento distintivo no campo farmacêutico).

Computer Doctors

Em alguns casos, nenhum elemento do design antigo pode ser aproveitado em um redesign. Foi o caso do logotipo da The Computer Doctors.

O designer trabalhou com um conceito totalmente novo, que combinasse o mundo da tecnologia e o mundo da assistência médica.

Segundo ele, a ideia por trás do novo logotipo era utilizar como referência a forma de um monitor para inserir uma cruz no espaço negativo e, ao mesmo tempo, evidenciar as letras iniciais C e D.

Centro Pediátrico de Arlington

O redesign do logotipo partiu do mesmo conceito, mas o símbolo foi recriado de forma a remover qualquer mal-entendido e dar uma sensação de maior confiança.

As formas simples e circulares tornam o símbolo mais amigável e acolhedor, além dos sorrisos dos dois personagens.

Além disso, a tipografia foi substituída por uma mais moderna, mas ainda institucional, sem serifa.

Mama’s Baking

Esse é mais um exemplo de redesign cujo conceito foi criado do zero. O designer se inspirou na figura da mãe que cozinha com amor, imaginando-a removendo o recipiente do forno.

A figura da luva foi combinada com a figura do coração para transmitir o sentimento de amor e paixão pela cozinha.

Clinica Dental San Marcelino

Não há como negar: a silhueta do logotipo original realmente ficou estranha, passando uma mensagem totalmente errada quanto ao tipo de serviço oferecido pela empresa.

Para esse redesign, o designer quis criar uma solução nova, mais simples e menos descritiva.

As letras C e D estão dispostas para formar um rosto sorridente. As linhas limpas e arredondadas e a cor azul pretendem transmitir uma sensação de confiança e limpeza.

 

Fire Prevention Products

Designers, muito cuidado com o uso das formas. Quando um logotipo passa uma mensagem ambígua para muitas pessoas, não é malícia, mas sim bom-senso.

Nesse redesign, o designer decidiu desenvolver um novo conceito a partir de formas circulares que envolvem a figura de uma chama no espaço negativo.

O nome foi abreviado com a sigla “FPP” para um maior reconhecimento, mesmo sem o texto completo.

 

Safe Place

Há muitos elementos no logotipo original, além do problema da imagem principal, cuja mensagem deveria ser segurança, mas que acaba sendo bastante estranha.

Sendo assim, o redesign excluiu os elementos dispensáveis, deixando a forma da casa como o único elemento realmente evocativo desse logotipo.

OGC (Office of Government Commerce)

O logotipo da OGC aparentemente não tem nada de errado, é um acrônimo com três letras circulares próximas uma da outra. Mas, girando o logotipo você pode ver uma figura bastante embaraçosa (ainda mais por se tratar de uma agência governamental)

Nesse caso, o redesign foi mais sutil, utilizando como referência o logotipo anterior da agência governamental, onde as letras foram melhorada para uma aparência mais moderna e atual, resolvendo o problema da mensagem ambígua.



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