JUNTONotícia | 19/08/2020

Há muita importância do design quando um usuário está navegando em um site. Para lojas de comércio eletrônico, escritórios de advocacia, clínicas de estética, indústrias, entidades de classe, etc. — o ponto permanece o mesmo: um site bem projetado oferece 4 grandes iniciativas de negócios:
1 – Gerar Atenção
2 – Criar Autoridade
3 – Despertar desejo de compra
4 – Converter vendas
E tenho certeza de que não preciso dizer à você (mas irei de qualquer maneira), mas os três primeiros contribuem para o quarto e mais importante desses objetivos.
O objetivo declarado de qualquer empresa é obter lucro. Para fazer isso, você precisa ficar de olho em seu produto ou serviço, tornar-se uma voz de autoridade reconhecida no setor escolhido, entregar resultados que encantem os usuários e convertê-los em clientes fiéis.
Hoje, estaremos discutindo as evidências que sustentam o argumento de que um design excelente converte mais vendas, bem como os métodos para alcançar um design de primeira linha em todos os seus espaços online.
Sites bem projetados, com um bom projeto gráfico, GANHAM mais vendas.
Aqui estão alguns dados que mostram o quão impactante um design decente pode ser:
38% dos usuários deixarão de interagir com sites se o conteúdo ou layout for desagradável à vista.
 
Aproximadamente METADE das vendas potenciais desaparecem porque o usuário tem que trabalhar muito para encontrar o conteúdo que deseja.
 
Outros 40% dessa metade nunca mais voltarão ao site depois de decidirem que é muito difícil navegar.
 
47% dos usuários esperam que um site carregue em no máximo dois segundos.
 
39% dos usuários irão rejeitar se um site demorar muito para exibir imagens ou conteúdo.
 
Os dados são extremamente claros. O design é importante. Não apenas o verniz brilhante do seu site, mas também as funcionalidades que ele apresenta. As caixas de pesquisa presentes em muitos sites são um bom exemplo: de acordo com um estudo de 2014 realizado pelo Baynard Institute, os resultados de pesquisa realizadas em sites que possuem esse recurso está péssimo! 26% dos sites de comércio eletrônico não fornecem resultados úteis ao pesquisar um produto por nome ou número do modelo, embora essas informações específicas apareçam na página do produto.
Imagine se o Google só permitisse que você encontrasse determinado site por meio da busca por um jargão extremamente específico, determinado de maneira impensada. Você nunca seria capaz de encontrar nada! Infelizmente, muitos varejistas online não consideram seriamente suas funções de pesquisa em seus sites.
Mas a funcionalidade na página e a satisfação do usuário não são as únicas áreas em que o design realmente importa. O fato é que o design também pode despertar mais atenção do público na sua presença na web.
Bom design gera mais tráfego orgânico
Ao projetar as coisas para serem atraentes e funcionais, você pode agradar seu público e melhorar sua classificação nos resultados de busca no Google, o chamado SEO.
61% dos usuários têm maior probabilidade de entrar em contato com uma empresa local se tiverem um site otimizado para celular.
Sites altamente estruturados e facilmente navegáveis ​​beneficiam os mecanismos de pesquisa e os usuários. Isso significa incluir itens como breadcrumbs, mapas do site e conteúdo interligado para que os spiders de pesquisa possam localizar e indexar facilmente o conteúdo de um site.
O conteúdo longo é preferível para leitores de spiders de pesquisa (leia-se: motores do Google). Um texto que contém mais de 2.000 palavras oferece muito espaço para inserirmos as palavras-chave pesquisadas e frases de palavras-chave
.
A grande lição aqui é sempre ter como objetivo agradar seus usuários e você acabará mantendo os senhores do mecanismo de pesquisa felizes também.
 
Bom design gera credibilidade
 
Você tem mais probabilidade de confiar na página A ou na página B?
A:

Turkish airlines webpage 1

B:
Turkish airlines website 2

Se você escolheu a opção B, talvez você possa entender por que a Turkish Airlines decidiu redesenhar seu site. Na opção A, o conteúdo está muito ocupado, o esquema de cores é meio estranho e o plano de fundo padronizado é de 1995.
Agora compare a opção B. Uma imagem de alta qualidade de um céu noturno estrelado é relaxante e atraente. Você tem um localizador de voos simplificado na frente e no centro. A Tipografia é mais descontraída e interessante. No geral, a estética do redesenho é muito mais atraente.
Isso é importante porque a maioria dos usuários tem uma impressão inicial de uma página da web em 0,05 segundos após vê-la carregar. É por isso que é importante usar um bom design para chamar a atenção do usuário e estabelecer-se imediatamente como uma entidade confiável.
Como isso é feito? Aqui estão algumas diretrizes:
Minimalismo
O minimalismo é a tendência predominante em web design profissional atualmente. Promove uma estética organizada, de fácil navegação e intuitiva. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Nielsen Norman Group, estilos minimalistas como Flat design denotam uma qualidade superior para jovens profissionais.
Espaço negativo
Às vezes, é o que não foi dito que cria a maior impressão. Usando o espaço negativo que é o espaço branco numa página, você pode indicar o que é mais importante, isolando-o. É assim que você chama a atenção para o seu conteúdo mais importante. Além disso, ajuda a criar um senso de hierarquia na página, o que, por sua vez, ajuda os usuários a reconhecer seu site como uma fonte confiável de informações porque há claramente algum pensamento por trás de seu design.
Animação, feedback visual e outras tendências
Ajustar sua presença na web às últimas tendências em design mostra aos usuários que você está em um determinado nível de conhecimento e experiência no mundo digital. Embora as tendências mudem constantemente, mostrar afinidade com o que está em alta no momento pode seduzir seu público. Respostas animadas a movimentos do mouse, rolagem de paralaxe, botões fantasmas e outras coisas dessa natureza indicarão aos usuários aonde ir e como encontrar o conteúdo que desejam. Isso, por sua vez, permite que eles saibam que você sabe exatamente o que precisam, aumentando assim sua credibilidade.
Responsividade do seu site
Outro fator importante na credibilidade do site é um design adaptado para telas de celulares, chamado responsivo. Com o aumento da navegação móvel, ter um site otimizado para celular se tornou absolutamente essencial para estabelecer autoridade junto ao seu público.
Mais de 60% da navegação na internet já é feita por celulares, e esse percentual não para de crescer!
Não só isso, o design responsivo das telas de um site também ajuda com classificações de pesquisa. Você sabia que, se as telas de seu site não tiverem uma versão para serem lidas em telas de celular, o Google ignora essas páginas na exibição dos resultados de pesquisa?
Uso adequado de propriedade da tela
Os espaços são limitados nas telas dos dispositivos móveis. Você tem que cortar qualquer coisa supérflua e se concentrar no que é importante para seus usuários. Isso pode exigir alguns testes para acertar exatamente, mas, em geral, você precisa priorizar a navegação, o conteúdo e o ponto de entrada para o funil de vendas.
Lembre-se de manter a velocidade alta
Você precisa manter o peso do seu site o mais baixo possível. Isso significa reduzir as animações e imagens de alta qualidade. Existem técnicas para fazer isso, como carregar imagens por meio de CSS, carregamento lento ou os atributos de altura e largura.
Mantenha a navegação próxima e óbvia
Se você pode evitar que seus usuários rolem muito para encontrar suas opções de menu, você deve sempre fazer isso. Muitas pessoas odeiam o menu Hambúrguer (aquele com 3 risquinhos que fica na parte superior da tela em sites vistos em celulares), mas esta é uma solução fácil para sempre manter suas opções de navegação por perto.
Otimização do funil de vendas
Você precisa ter muito claro e planejar a sequência de telas por onde seu cliente precisa navegar até realizar a ação que você deseja, que pode ser uma venda, o preenchimento de um formulário de contato, a assinatura de sua newsletter ou um clique em um botão para falar via whatsapp por exemplo.
Não se trata apenas do processo de checkout. Trata-se de ganhar atenção, fazer com que os usuários interajam com seu conteúdo, oferecendo-lhes valor, solicitando sua conformidade e oferecendo benefício mútuo para sua conversão. Então você tem que fazer o acompanhamento, mostrar gratidão e tentar aumentar o valor da vida útil (LTV) de cada cliente. O processo deve seguir as 3 etapas descritas abaixo;
1- Atenção
Tudo começa com a entrada deles. E isso é uma questão de publicidade. Há todos os tipos de direções que podemos tomar nesta conversa, mas como este é um artigo focado em design, não cobriremos muito sobre a forma de trazer visitantes para seu site.
Em vez disso, observe que é importante manter a estética de todos os seus anúncios e esforços de marketing consistentes. Não mude seu logotipo do e-mail para a página de destino e para a página inicial. Obtenha um visual único e elegante e continue com ele. A inconsistência gera desprezo. Então, de onde quer que seus leads se originem:
O email
Mídia social
Anúncios PPC
Pesquisa orgânica
Eles devem combinar em tom e estética. Construa a autoridade e o reconhecimento de sua marca por meio da consistência.
2- Conversão
Assim que você os tiver feito passar através da porta, é hora do velho e eficaz deslumbramento. Você tem que impressionar com um design lindo que os envia direto para a página de conversão. Isso é feito principalmente com páginas de destino ou de produtos.
Criar páginas de destino e de produtos eficazes é uma arte e uma ciência. Em geral, você precisa ter:
– Um título que chame a atenção
– Um subtítulo que descreva de forma breve, mas eficaz, os benefícios para o consumidor
– Um texto descritivo planejado para valorizar as qualidades e responder às possíveis rejeições (não hesite em contratar um bom redator para criar um texto eficiente para gerar uma alta taxa de conversão)
– Imagens intrigantes
– Um “call-to-action” eficaz
As imagens que você mostra devem estar relacionadas ao texto e à oferta. Deve mostrar o benefício do produto ou serviço que você está anunciando e aumentar o interesse do usuário.
A chamada para ação deve ser clara, concisa, altamente visível (pense em um grande botão vermelho) e facilmente realizada. Não torne difícil encontrar ou agir. Agora não é o momento de introduzir a fricção do usuário na equação.
Falando em atrito, sua forma deve ser curta. Não peça todos os detalhes da vida do seu usuário. Se possível, ignore o formulário mesmo. Fazer com que o usuário trabalhe mais do que o necessário vai diminuir sua taxa de conversão. Menos é mais aqui.
Para páginas de produtos, certifique-se de incluir:
Imagens de alta qualidade do produto
As imagens são importantes nas páginas de produtos, você deve objetivar que seus clientes saibam exatamente como são e uma ideia de seu tamanho e peso. Use o foco para zoom, visualizações de 360 ​​graus ou até mesmo tutoriais em vídeo na página para ilustrar as dimensões do produto.
Descrições Detalhadas
Complemente os recursos visuais com texto atraente e abrangente. Concentre-se primeiro nos benefícios e, em seguida, descreva os recursos. Acima de tudo, seja honesto e positivo ao descrever os atributos do produto. Nunca prometa demais e cumpra menos.
Avaliações / avaliações do cliente
A prova social é uma arma poderosa. Ver que outros clientes avaliaram um produto vale muito mais do que qualquer coisa que você possa mostrar ou dizer sobre ele.
Sinais de confiança
Os sinais de confiança incluem barras SSL, logotipos de cartão de crédito, garantias de devolução do dinheiro e políticas transparentes de envio / devolução. Incluí-los na página pode ajudar muito a conquistar a fidelidade do cliente.
Produtos Relacionados ou Recomendados
Nunca perca a oportunidade de fazer um upsell. Se eles estão pensando em comprar um produto, você pode também colocar na cabeça deles para comprar outro.
3- Checkout
Muito do mesmo conselho que se aplica à página do produto pode ser aplicado ao checkout. Upselling, sinais de confiança, classificações e comentários também podem ser incluídos aqui. Embora eu não seja recomendável implementá-los em ambos, pois isso pode ser redundante e perturbador.
A principal coisa a lembrar sobre as páginas de checkout, no entanto, é que elas precisam ser fáceis. Deve ser muito fácil para os clientes preencher os formulários de cartão de crédito. Sempre permita check-outs de convidados e solicite a criação de uma conta após a compra ser feita, não antes. E armazene em cache todas as informações que eles fornecem para uso futuro, quer eles abram uma conta ou não.
Alguns itens a mais que podem ser incluídos para abandono do carrinho na linha de chegada são:
– Barras de progresso para mostrar quantas etapas faltam no processo de checkout.
– Ícone da cesta com o número de itens mostrados.
– Botão Salvar carrinho na lista de desejos.
– Página de verificação minimalista para evitar distração.
– Envio Grátis.
Dê a opção de continuar comprando após a compra.
SEMPRE inclua os termos de envio, devoluções e garantias de privacidade / segurança.
E é isso. Há claramente muito mais que poderíamos analisar, mas esses são os princípios básicos do design adequado da página de checkout.
Dicas de design diversas
Antes de terminarmos, há mais algumas diretrizes que devem ser mencionadas.
Mantenha-se intuitivo com hierarquias
As estruturas hierárquicas nos sites são importantes. Eles permitem que os usuários vejam e entendam os principais objetivos de cada elemento na página. Assim como este artigo é separado em títulos e corpo de texto, você sabe o que vai ler antes de começar a folhear cada parágrafo.
É também por isso que os pontos principais neste artigo são separados em listas com marcadores. Isso quebra a monotonia visual da página e aumenta sua digitalização.
Tipografia Adequada
O texto deve sempre corresponder ao tom. Se você quer que alguém leve seu produto ou serviço a sério, você deve evitar a Comic Sans. Por alguma razão, o cérebro humano interpreta a face da fonte em um nível emocional, então certas fontes parecem de maneiras específicas e subjetivas. Felizmente, a maioria dos seres humanos sente o mesmo em relação ao texto que lê.
Psicologia da Cor
A cor tem um efeito incrível nas emoções humanas. O vermelho será energizado enquanto o azul se harmonizará. Quase sem exceção, certas cores podem se conectar com as pessoas em um nível subconsciente e provocar as mesmas emoções nos indivíduos em uma demografia amplamente variada. Certifique-se de que seu esquema de cores corresponda à personalidade de sua marca.
 
Conclusão
Resumindo, o que aprendemos? Basicamente, há muito mais a aprender sobre como projetar para o sucesso de vendas. Mas, mais especificamente, aprendemos que um design adequado pode de fato aumentar as vendas. Além disso, aprendemos que funciona em vários níveis:
Vendas
Atenção
Autoridade
Apreciação
Também coletamos vários recursos incríveis onde podemos aprender mais sobre as diferentes disciplinas de design de comércio eletrônico para começar a implementar essas práticas em nossos próprios sites.


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